terça-feira, 7 de novembro de 2017

Brócolos gratinados

Boa tarde,

Como já disse ando a tentar aumentar a ingestão de legumes e a ter cuidado com os acompanhamentos que coloco no prato. Não é que tenha deixado de comer coisas más, mas tento pelo menos em casa comer coisas diferentes já que na Academia não dá pois os miúdos não comem. 
Voltei a fazer duas vezes por semana duas refeições vegetarianas para nós os três e a consumir mais peixe nem que seja à noite. Para os meus alunos peixe é douradinhos, atum enlatado, calamares e para muitos poucos entra os bolinhos bacalhau. Como estão a ver, poucos ou raros são os que comem uma posta de pescada ou uns carapaus, mesmo os simples filetes de pescada ou filetes de peixe gato não apreciam e a mim sabe-me tão bem comer estas refeições diferentes e "estranhas" como eles falam.
O meu rapaz, como apanhou a minha reeducação alimentar, ele tinha 4 anos quando mudei a minha alimentação, este come de tudo um pouco. Claro que existem certos alimentos que não gosta mas ele não diz que não. Sabe que tem de comer um pouco de tudo e se disser que não gosta ou que não quer comer, nós colocamos mais no prato, por isso as birras não existem. Uma vez disse que não tinha fome para não almoçar e passado uma hora veio pedir bolachas, aqueci o almoço no microondas e foi isso que lanchou. Foi remédio santo e nunca voltou a fazer o mesmo.
Um dos legumes que o meu rapaz mais gosta é brócolos. Ele adora e devora. Às vezes faço um ramo generoso para nós os dois e mesmo assim ele resmunga. Um dia para fazer diferente e para ver se colocava o meu marido a comer (sim, o meu marido às vezes é um miúdo com certos vegetais) resolvi fazer os brócolos gratinados e ficaram deliciosos.

Aqui fica a receita!!!

Espero que gostem!!!

Brócolos gratinados
Brócolos gratinados


Brócolos gratinados







Ingredientes:
400 gramas de bouquets de brócolos cozidos
queijo mozarella light q.b. (para gratinar)
Para o Molho béchamel:
500 ml de leite magro de soja
3 colheres de sopa de farinha
flor de sal q.b. Salinas Corredor do sol
pimenta preta moída q.b. Suldouro
noz-moscada q.b. Suldouro
3 colheres de sopa rasas de manteiga magra

Modo de Preparar:
Comece por cozer os brócolos em água temperada com sal durante uns minutos, sem cozer demais (ainda vão ao forno mais uns minutos a gratinar).
Entretanto faça o béchamel, colocando a manteiga a derreter num tacho de fundo grosso. Polvilhe com a farinha e mexa. Vá adicionando o leite, mexendo sempre até este começara a engrossar. Tempere a seu gosto com flor de sal, pimenta e noz-moscada. Reserve.
Num pirex, coloque os brócolos cozidos e escorridos. Verta o molho béchamel e polvilhe com queijo ralado a seu gosto. Leve ao forno a gratinar e sirva como acompanhamento de um peixe grelhado ou um prato de massa vegetariano.

Bom apetite!!!


Brócolos gratinados
Brócolos gratinados
Brócolos gratinados

Beijinhos
e
Boas Receitas,
Clarinha


Alguns produtos usados nesta receita:


Image result for flor de sal salinas corredor do sol   

Esta Receita foi publicada em parceria com:


Suldouro - Navires

Salinas Corredor do Sol


15 comentários:

  1. Eu gosto de brócolos. Nem sempre foi assim mas aprendi a gostar e hoje em dia se passo muito tempo sem comer até sinto saudades! E assim gratinados ficam muito bons! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito: brócolos, cenouras e couve-flor. Gosto muito de comer o peixe cozido com estes 3 legumes, o único problema é que tenho de colocar um pouco de azeite.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Há muito que não faço mas gosto assim como de couve-flor gratinada!!!bj

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz brócolos gratinados, mas faço couve flor e fica muito bom. :) Tenho que experimentar também assim. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Costumo fazer também! E às vezes também junto couve-flor! Uma delícia!
    beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da tua receita e já vi que educas muito bem o teu filho é mesmo assim que eu também fiz com os meus filhos e eles gostam de tudo já um dos meus netos acho que nunca comeu verdura se não quando foi bebé assim na sopa e hoje já tem quase dez anos...um beijinho e resto de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito de brócolos. Quando era criança nem os queria ver (mais ou menos como com as couves de bruxelas) mas agora gosto muito. Nunca comi gratinados, mas pela tua sugestão devem ser uma delícia ;)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro brócolos, especialmente cozidos simples, sem mais nada. Assim gratinados fazem um acompanhamento delicioso :)

    ResponderEliminar
  8. Hi dear,tasty recipe!
    Do you want to follow each other on GFC and G +? Let me know about my new blog :)

    My Tester Food

    ResponderEliminar
  9. Achei uma maneira bem deliciosa de comer os broculos

    ResponderEliminar
  10. Gosto imenso de brócolos, mas nunca fiz gratinados! Tenho de experimentar ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  11. Odeio brócolos, é talvez o único legume que não consigo gostar mesmo, já tentei educar o meu palato e é daqueles casos que até vomito!
    Mas substituiria por couve-flor que adoro, boa receita e dica =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  12. adoro este legume faço mtas vezes com mta coisa estes aqui ficaram mt bons de aspecto humm bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá!!! :)

    Se tens Facebook e queres dar a conhecer o teu blogue a mais pessoas, e conhecer outros também, adere a este grupo:

    https://www.facebook.com/groups/126383254703861/

    Beijinhos,
    Diana F.

    ResponderEliminar
  14. Nunca cozinhei brócolos desta forma, mas parece-me muito bem =)

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar