quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Queques de beterraba e chocolate - Participação do 2ª aniversário do blog - Sabores Leves

Bom dia,

O Blog "Sabores leves" está de parabéns pois completou 2 aninhos e resolveu fazer o seu primeiro passatempo.
Eu já tinha planeado participar mas não sabia com que receita, se uma já aqui na minha pasta de arquivo ou se uma nova. Resolvi participar com esta: Queques de beterraba e chocolate.
A primeira vez que vi esta receita foi num canal de culinária num programa do Nigel Slater e resolvi pesquisar por aqui na internet se via uma receita parecida e encontrei esta: http://paracozinhar.blogspot.pt/2012/11/bolo-humida-de-chocolate-e-beterraba.html
Quem já me conhece sabe que não faço igual e que tento sempre alterar, por isso fica aqui a minha versão que finalmente a muito custo saiu pois esquecia-me sempre de tirar fotos e quando ia a ver os meus Homens já tinha comido os queques todos.

Aqui fica a receita!!!

Queques de beterraba e chocolate
Ingredientes - para 12/15 queques
80 gramas de beterraba cozida
100 gramas de chocolate magro
100 gramas de leite
80 gramas de farinha integral
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de cacau magro
2 ovos
80 gramas de açúcar

Modo de preparar:
Num tacho derreter o chocolate em banho maria juntamente com o leite.
Triturar a beterraba com a varinha mágica.
Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo. Reservar no frigorífico.
Bater as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Adicionar a beterraba triturada e o chocolate derretido com o leite. Misturar bem.
Adicionar, de seguida, a farinha, o fermento e o cacau.
Envolver as claras batidas em castelo e dividir a massa, com ajuda da colher de retirar os gelados, para as forminhas de queques revestidas com forma de papel.

Queques de beterraba e chocolate

Levar a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante 15 a 20 minutos.


Bom apetite!!!

Queques de beterraba e chocolate

Beijinhos,
Clarinha

4 comentários:

  1. Também já fiz e são deliciosos!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Devem ser delicioso!
    Tenho passatempo no meu facebook
    https://www.facebook.com/saboresautenticos.pt
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha Clara, devem ser bem bons
    Ando com imensa vontade de fazer bolo com beterraba mas tem de ser ás escondidas do meu marido porque ele diz que não gosta de beterraba eheheh
    Muito obrigada pela participação
    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz nem experimentei devem ser bons!

    ResponderEliminar