domingo, 10 de agosto de 2014

Tomates recheados

Boa tarde,

A receita de hoje é tomates recheados. Este recheio é óptimo para rechear outro tipo de legumes, como por exemplo: pimentos, courgettes, beringela, abóbora, chuchu.
O Tomate pertence à família das beringelas e dos pimentos e teve origem na América Central e do Sul. Este ingrediente é muito usado na culinária seja esta italiana, portuguesa, espanhola, mexicana, etc. Este apresenta aspectos e cores diversificadas, amarelo, vermelho, laranja e pode ser consumido crú ou cozinhado. Este pode ser usado em saladas, molhos, refogados, aperitivos e como ingrediente base de muitos pratos conhecidos (esparguete à bolonhesa, o bacalhau à espanhola, beringela à Parmegiana).
O Tomate é rico em licopeno, vitaminas do complexo A e B, minerais como fósforo, potássio, magnésio, ácido fólico, cálcio e frutose. Este é rico em água tendo 14 quilocalorias por cada 100 gramas de alimento.
A vitamina A é benéfica para a pele, visão, auxilia o crescimento e evita as infecções. As vitaminas do complexo B ajudam na regulação do sistema nervoso e digestivo, tonificam o músculo cardíaco e colaboram no crescimento. A vitamina C, que é um dos principais constituintes do Tomate, dá resistencia aos vasos sanguíneos, vitalidade às gengivas, torna os dentes e os ossos mais saudáveis e ajuda no combate às infecções e cicatrização de feridas. Por todas estas características aqui referidas, os cientistas consideram o tomate como  um alimento purificador do sangue, que auxilia o combate de certas doenças como do fígado, desgaste mental, digestivas e pulmonares.

Aqui fica a receita!!!

Tomates recheados
Tomates recheados
Tomates recheados

Ingredientes:
4 tomates médios Frutas Monte Cristo
1/2 alho francês Frutas Monte Cristo
2 cenouras raspadas Frutas Monte Cristo
3 salsichas frescas de peru
azeite q.b.
sal q.b.
salsa picada q.b. Suldouro
alho em pó q.b. Suldouro
tomilho q.b. Suldouro
oregãos q.b. Suldouro
pimenta branca q.b. Suldouro
150 gramas de cogumelos triturados Suldouro
100 gramas de massa pevide
1 cebola picada
água q.b.
queijo fatiado q.b.
Para a salada:
bolas de melancia q.b. (mais ao menos 20) Frutas Monte Cristo
alface q.b.
100 gramas queijo feta
azeite q.b.
sal q.b.
vinagre de maçã q.b.

Modo de Preparar:
Ligue o forno a 180ºC.
Comece por retirar uma tampa aos tomates, retirar toda a polpa mantendo o tomate intacto (servirá de recipiente) e reserve a polpa.
Num tacho coloque um fio de azeite e leve a cebola a refogar. Após alguns minutos junte os legumes cortados em juliana ( alho-francês, a polpa de tomate, cenoura) e os cogumelos triturados. Retire a pele as salsichas e junte a massa partindo-a em pedaços. Adicione um pouco de água (mais ao menos uma chávena de café) e tempere a gosto com sal, pimenta, salsa, oregãos, tomilho, alho em pó.
Quando levantar fervura, junte a massa e deixe cozinhar durante 10 minutos em lume brando. Rectifique os temperos e recheie os tomates com a massa.
Cubra com queijo fatiado e leve ao forno a gratinar durante 20 minutos.
Entretanto prepare a salada de alface, melancia e queijo feta, cortando a alface em juliana, o queijo feta aos cubos e a melancia em bolas. Coloque os ingredientes na saladeira e tempere a gosto com sal, vinagre e azeite.
Sirva os tomates recheados com as restantes salsichas grelhadas e a salada de alface, melancia e queijo feta.

Bom apetite!!!

Tomates recheados
Salada de melancia, alface e queijo feta
Tomates recheados
Tomates recheados
Tomates recheados


Beijinhos
e
Boas receitas,
 Clarinha

Sugestão:
Se sobrar recheio, coloque-o num pirex e cubra com queijo ralado ou às fatias. Leve ao forno a gratinar. Assim, terá mais uma refeição, prática e rápida.














Esta receita foi publicada em parceria com:

2 comentários:

  1. Nunca fiz tomates recheados! Mas adorei a sugestão ;) Ficam com aspecto muito apetitoso. Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Parece ser bom…. Vou experimentar… :)

    ResponderEliminar