quarta-feira, 16 de abril de 2014

Arroz de atum e ervilhas

Boa tarde,

 Já me sinto bem melhor. Já não me dói a garganta, custa menos a comer e já não tenho febre. Agora só falta os ouvidos ficarem direitinhos e estou como nova.
Às vezes sabe bem, fazer algo rápido mas na mesma saudável e saboroso. Um dos pratos que sugiro é este. Um arroz é sempre fácil de fazer e um alimento muito versátil pois podemos criar mil e uma variações e parece sempre uma receita nova.
O arroz é um cereal muito usado na culinária. Este é principalmente cultivado no continente da Ásia pois requer um solo rico em água.
Este cereal é um grão de cor amarelada apesar do mais comum é o grão branco que não é mais o grão do arroz que sofreu um processo para retirar as diferentes cascas que estão presentes antes de chegar ao chamado miolo. Pode ser utilizado em sopas, bolos, pratos, etc.
Existem mais de 25000 variedades de arroz. Este pode ser classificado de acordo com o comprimento do grão: longo, médio e curto. Os grão longos (como por exemplo, basmati e jasmim) são menos pegajosos e húmidos e torna-os perfeitos para utilizar em arroz perfumado ou frito. Os grão médios são mais pegajosos e macios, os grãos curtos são muito pegajosos e doces.
Um dos tipos de arroz mais saudável é o arroz integral pois não sofre o processo de branqueamente e assim perde menos nutrientes. O arroz branco foi polido e por isso perdeu alguns nutrientes e fibra podendo muitas vezes ser enriquecido com alguns minerais.

Aqui fica a receita!!!

 
Arroz de atum e ervilhas

Arroz de atum e ervilhas


Arroz de atum e ervilhas
















Ingredientes:
1 cebola média
2 dentes de alho
200 gramas de arroz carolino Bom Sucesso
200 gramas de ervilhas cozidas
1 lata de atum
1 ou 2 tomates maduros aos cubos
pimenta branca q.b. Suldouro
1 folha de louro Suldouro
1 piripíri  Suldouro
sal q.b.
azeite q.b.
água quente q.b.

Modo de Preparar:
Num tacho colocar um fio de azeite e juntar a cebola e os dentes de alho bem picados a refogarem sem deixar queimar.
Coloque o arroz, as ervilhas e cubra com a água necessária para cozer o arroz (mais ao menos o dobro da medida do arroz).
Junte o atum desfeito, os pedaços de tomate e tempere com sal, a folha de louro, o piripíri, a pimenta branca e deixe cozinhar lentamente.
Sirva bem quente.

Bom apetite!!!

Beijinhos
e
Boas receitas,
 Clarinha
 
 
Esta receita foi publicada em parceria com:






1 comentário: