sábado, 26 de julho de 2014

Compota de morango e frutose

Bom dia,

Ao pequeno-almoço gosto de comer tostas ou um pão de cereais bem torrado. Normalmente coloco manteiga magra mas vou variando com compotas caseiras ou os queijos de triângulo.
A última compota que fiz foi esta de morangos e em vez de usar açúcar usei frutose.
A frutose é um monassacarídeo, conhecido como o açúcar natural das frutas mas este pode ser encontrado noutros alimentos como leguminosas (soja, ervilha, lentilha, feijão) e vegetais (repolho, cebola, alho, etc).
A frutose é usada hoje em dia pela industria alimentar principalmente em comida para diabéticos pois esta substitui a glicose e sendo mais benéfica para estes doentes mas isto não significa que podem consumir sem cuidados pois a comunidade médica ainda não chegou a um consenço.
Sabe-se que este composto não aumenta tanto o nível glicémico (tem uma absorção mais lenta e por isso não provoca picos de açúcar no sangue) numa dieta o que poderá ser vantajoso.
O açúcar que normalmente se usa é o açúcar comum: a sacarose.
Bem então vamos lá comparar...
A frutose é 1,7 vezes mais doce do que a sacarose ou seja implica que usemos menos quantidade reduzindo assim as calorias ambas têm aproximadamente 40 Kcal por 10 gramas.
A refeição mais importante ao longo do dia é o pequeno-almoço, depois desta refeição temos que comer de 2h30 a 2h30 mas se olharmos bem à nossa volta isso não acontece.
Mas o que é um pequeno-almoço equilibrado?
Um pequeno-almoço equilibrado deverá conter fruta fresca da época, o pão escuro ou flocos de cereais sem açúcar, o leite ou iogurte e a água, claro que este deverá ser ajustado às necessidades de cada um tendo em conta vários factores: idade, sexo, pratica desportiva, etc.

Aqui fica a receita!!!

Compota de morango e frutose 

Compota de morango e frutose 

Compota de morango e frutose 
















Ingredientes:
500 gramas de morangos lavados e arranjados Frutas Monte Cristo
200 gramas de frutose
1 pacote de pectina
1 pau de canela Suldouro

Modo de Preparar:
Coloque todos os ingredientes num tacho e deixe cozinhar durante 45 minutos em lume brando mexendo de vez em quando.
Após esse tempo retire o pau de canela e triture os morangos. Deixe cozinhar durante mais alguns minutos até atingir o ponto de estrada (coloque uma colherada da compota num pires e passe o dedo, se ficar desenhada uma estrada a compota está pronta).
Guarde-a em frascos previamente lavados e esterilizados.
Sirva o doce em tostas de cereais tipo estas da Sovex: Pão Dextrin com sementos de linho.

Bom apetite!!!


Compota de morango e frutose 







Compota de morango e frutose 

































Beijinhos
e
Boas receitas,
 Clarinha


Esta receita foi publicada em parceria com:





.

1 comentário: