quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Bacalhau com natas e espinafres (versão saudável)

 Bom dia,

A minha vida deu uma volta de 90 graus, sinto-me perdida, mas ao mesmo tempo em paz! A tentar voltar a tratar de mim, a preocupar-me  mais comigo e a dar o respetivo valor que eu mereço.

Tenho algum receio em comer, quem me conhece sabe o pânico que tenho de voltar a engordar, o voltar onde estava… 

Eu sei de onde vim, onde estou e onde quero chegar!

Na semana passada acabei por ir parar as urgências, quero continuar  a correr, a caminhar, a ir ao ginásio, mas não dou o combustível suficiente ao meu organismo. Enfim, acho que com o susto que tive, acho que finalmente aprendi. Tenho tentado comer direitinho e não saltar refeições, tomar as minhas vitaminas, etc. Infelizmente existem diversas e variadas dietas e o que é bom para mim pode não ser bom para as outras pessoas. Considero que as dietas são um pouco como a politica: não se discute! Cada médico, sua sentença! 

Mas vamos ao que interessa, a receita! A receita de hoje é um bacalhau com natas, que não leva natas e foi feito com batata frita na "air fry", uma mistura de batata normal e batata doce.

Espero que gostem!!!

Aqui fica a receita!!!

Bacalhau com natas e espinafres (versão saudável)

Bacalhau com natas e espinafres (versão saudável)


Ingredientes:

300 gramas de bacalhau desfiado

150 gramas de delícias do mar

300 gramas de espinafres picados e congelados

1 kg de batata cortada aos cubos

500 gramas de batata doce cortada aos cubos

1 cebola

azeite q.b.

flor de sal q.b.

pimenta q.b.

molho béchamel q.b.

queijo ralado q.b.


Modo de Preparar:

Comece por fritar as batatas na air fry, até estas ficarem com alguma cor. (Na minha air fry estiveram uns 30 minutos a 200 ºC.)

Num tacho coloque um fio de azeite e adicione a cebola previamente picada, o bacalhau, as delicias do mar cortadas em pedacinhos e os espinafres. Deixe refogar durante uns 15 minutos em lume brando.

Após esse tempo, adicione as batatas e envolva ao preparado. Vá vertendo aos poucos o molho béchamel de modo a ficar com uma textura cremosa, mas não líquida. Se gostarem do bacalhau com natas mais cremoso, adicionem mais molho béchamel, se gostarem de mais seco, menos. 

Retifique os temperos adicionando um pouco de flor de sal e pimenta a vosso gosto.

Vertam a mistura para um pirex, cubram com mais um pouco de béchamel e polvilhem com um pouco de queijo ralado.

Levem ao forno previamente aquecido a gratinar.

Sirvam com um salada mista ou umas migas de espinafres e broa.


Bom apetite!!!


Bacalhau com natas e espinafres (versão saudável)



Beijinhos,

Boas receitas,

Clarinha!

Sem comentários:

Enviar um comentário