segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Arroz de peru no forno

Bom dia!!!

Hoje trago-vos uma receita saudável, económica e fácil de fazer: arroz de peru no forno.

Fiquei muito sensibilizada com a reunião que tive com a minha amiga que é assistente social. Existem muitas famílias migrantes que nem sempre sabem como dar a volta a inflação. Eu sempre fui muito arisca na cozinha, não sei se é por ser química, se é por ser criativa, mas sei que eu sou uma guerreira, dou sempre a volta por cima, posso desanimar, posso cair, posso descansar, mas desistir nunca! Essa palavra não existe no meu dicionário. Posso ter que parar, sentar-me, mas acreditem que após me refazer, arregaço as mangas e parto à luta!

Detesto pessoas más e mesquinhas, que usam e abusam da sensibilidade e da humanidade das boas almas que ainda percorrem este mundo. Detesto injustiça, detesto descriminação e rótulos tanto a pessoas, seres, raças, etc. 

Este meu cantinho aos poucos tem renascido, crescendo comigo e evoluindo!

Espero que gostem da receita e da ementa desta semana!

Aqui fica a receita!!!




Arroz de peru no forno

Arroz de peru no forno

Ingredientes:

(Para 8 pessoas)

1 coxa de peru

500 gramas de arroz

2 chouriços de colorau

azeite q.b.

pimentão doce q.b.

alho em pó q.b.

pimenta q.b.

flor de sal q.b.

1 cebola picada

2 dentes de alhos picados 

queijo ralado q.b.


Modo de Preparar:

Comece por assar a perna de peru, previamente temperada com pimentão, alho em pó, sal e pimenta e regada com um fio de azeite durante 1 hora.

Retire, deixe arrefecer um pouco e corte em pedaços pequenos.

Corte um chouriço aos cubos e outro as rodelas e reserve separado.

Num tacho grande, coloque um fio de azeite, a cebola e os dentes de alho previamente picados e deixe refogar durante uns minutos.

Junte o arroz, os cubos de chouriço e a carne de peru assada. Regue com a água necessária para cozer o arroz (a proporção da água é 1 de arroz para 2 de água).

Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar.

Após o arroz estar cozido, verta para pirex (aqui em casa somos 3, então coloquei em dois pirex grandes e duas porções individuais).

Alise a parte de cima, polvilhe com queijo ralado a gosto e enfeite com as rodelas de chouriço.

Leve ao forno a gratinar a parte de cima e sirva de imediato.

Bom apetite!!!


Arroz de peru no forno




Beijinhos,

Boas Receitas

e

Uma Excelente Semana,

Clarinha 


Dica:

Pode fazer com sobras de frango ou peru assado.

Eu como não tinha, assei uma coxa de peru na véspera e fiz mais quantidade de forma a dar para duas refeições e sobrar para duas refeições individuais para o meu rapaz e o meu marido levarem para a faculdade e para o trabalho.

Muitas vezes perguntam como faço para ter a comida pronta ao domingo ou em treinos tardios e é uma questão de gestão. Quando trabalhava, nos dias que não treinava adiantava a comida, agora como estou por casa desempregada, organizo as refeições de acordo se vou ou não ao ginásio e tento sempre fazer a mais para ter quando chegamos tarde a casa.

E vocês, como fazem?



Sem comentários:

Enviar um comentário