sábado, 27 de abril de 2024

Beringela recheada

Bom dia!

Esta semana foi complicado para mim vir até cá. Muita coisa aconteceu, mas o principal motivo da minha ausência foi o facto de o meu marido ter sido operado de urgência.

Nunca nos passou pela cabeça que uma simples dor de barriga teria tantas complicações e iria-nos alterar os planos todos! Este ano já será difícil fazermos os Caminhos de Santiago, estávamos a pensar ir de férias na segunda semana de junho, andarmos de avião pela primeira vez (sim, leram bem, nunca andamos de avião, mas já conseguimos proporcionar tal experiência ao meu filho. Ele já foi aos Açores e à Suécia!) e alterou as provas que ele iria realizar, e deixou-me a mim com um sentimento de dualidade, por um lado tenho de ir as provas, por outro fico preocupada com ele. Mas dias melhores virão e o importante agora é a recuperação dele.

Como já partilhei aqui muitas vezes, costumo adiantar almoços e jantares, tanto por causa dos treinos, como por causa das provas, e esta semana saiu-me o tiro pela culatra, como se costuma dizer, isto é, tive que andar a congelar comida que tinha feito, primeiro porque eramos só dois e eu como muito pouco, e depois porque o meu marido quando regressou do hospital, não podia comer o que tinha feito nem o que tinha planeado fazer.

Uma das receitas que fiz para esta semana foi beringela recheada. Gosto muito e já não fazia faz tempo! Eu fiz com carne picada e massa, mas vocês podem variar: podem rechear só com legumes, com arroz, com atum, com salmão, com tofu ou com soja granulada!

Se nunca fizeram experimentem, não se vão arrepender.

Espero que gostem!

Aqui fica a receita!

Beringela recheada


Beringela recheada

Beringela recheada

Ingredientes:

3 beringelas

500 gramas de carne picada mista

molho de tomate q.b. (usei um frasco de molho tomate com manjericão)

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

pimenta q.b.

flor de sal q.b. Salinas Corredor do Sol

150 gramas de massa cozida

queijo ralado q.b.

50 gramas de bacon aos cubos

50 gramas de chouriço aos cubos

azeite q.b.

pimenta q.b.


Modo de Preparar:

Comece por abrir as beringelas e retirar com cuidado a polpa de forma a ficar com "barquinhos" da parte de fora das beringelas. Reserve em água com sal.

Num tacho, coloque um fio de azeite, a cebola e os dentes de alho previamente picados e deixe refogar uns minutos. Adicione a carne picada, o molho de tomate.

Escorra bem a polpa das beringelas e corte em pedaços pequenos e junte a carne picada.

Tempere a carne com flor de sal e pimenta a seu gosto e deixe cozinhar durante uns 15 minutos.

Após esse tempo, misture a massa cozida e retifique os temperos.

Coloque os "barquinhos" de beringela reservados (rejeitando a água) e recheie com o recheio da carne picada e polvilhe com um pouco de queijo ralado. 

Leve a assar em forno previamente aquecido a 150ºC durante 30 minutos.

Sirva de imediato acompanhando com salada mista.

Bom apetite!


Beringela recheada

Beringela recheada


Beijinhos,

Boas Receitas

e

Um Excelente Fim-de-Semana,

Clarinha


Nota:

Se sobrar recheio, foi o que me aconteceu, coloque num pirex, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para derreter o queijo.

Recheio de Beringela e carne picada

Sem comentários:

Enviar um comentário