segunda-feira, 4 de março de 2024

Fusili à bolonhesa gratinado

Bom dia!

Hoje é o Dia Mundial da Obesidade! É verdade que há dias para tudo, mas este dia deveria ter mais destaque na nossa sociedade.

Cada vez mais existem crianças, jovens e adultos a sofrer desta doença. Não é fácil mudar-se hábitos, não é fácil combater os metabolismos, o sedentarismo, etc.

Ninguém é gordo de ar e vento, mas claro que existem fatores que ajudam a cair neste caminho com mais facilidade: fatores socioeconómicos; fatores pessoais; fatores familiares, etc. Cabe cada um de nós ajudar a essa mudança. Eu tenho o lema "Nem Sempre, Nem Nunca!". Agora se me perguntarem se consigo comer sem medo: a resposta é não! Tento todos os dias fazer 1 a 2 horas de treino, há dias que acabo até por ultrapassar e dar sempre os 10 000 passos diários!

Eu não escondo que fiz uma bariátrica, mas desenganem se quem acha que TODA a gente que faz está magra, se assim fosse não havia obesos no Mundo inteiro e os problemas estariam todos resolvidos. A obesidade é uma doença silenciosa e que mata muito lentamente, por isso, está nas nossas mãos ajudar o próximo e ajudar com os nossos exemplos!

Como já disse mudei o aspeto da atividade física, mas claro que tive que mudar também a minha alimentação: raramente como fritos, raramente como FastFood, uso bastante os legumes e frutas, mas claro tudo com peso e medida, pois até a simples água pode fazer mal quando consumida em excesso!

Vamos a receita de hoje: Fusili à bolonhesa gratinado, uma massa em uma versão mais saudável para vocês fazerem num dia para o vosso almoço ou jantar!

Espero que gostem!

Aqui fica a receita!!!


Fusili à bolonhesa gratinado

Fusili à bolonhesa gratinado

Fusili à bolonhesa gratinado


Ingredientes:

Para 3 pessoas

250 gramas de fusili tricolore (pode ser outro tipo de massa)

azeite q.b.

1 cebola picada 

2 dentes de alho picados

300 gramas de carne picada magra

200 gramas de espinafres picados 

flor de sal q.b.

pimenta moída q.b.

polpa de tomate q.b.

molho branco (béchamel) magro q.b. (receita)

queijo mozarella magro q.b.


Modo de Preparação:

Comece por cozer a massa em água a ferver durante 16 minutos.

Num tacho coloque um fio de azeite, a cebola picada e os dentes de alho também picados e deixe refogar durante uns minutos.

Adicione a carne, a polpa de tomate os grelos e tempere com flor de sal e pimenta moída a seu gosto. Deixe cozinhar lentamente durante uns 10 a 20 minutos.

Quando a carne estiver bem cozida, envolva a massa previamente escorrida e envolva bem.

Verta para um pirex, coloque um pouco de molho branco a cobrir e polvilhe com queijo ralado.

Leve ao forno a gratinar um pouco a parte de cima.

Sirva de imediato!!!


Bom apetite!!!


Fusili à bolonhesa gratinado

Fusili à bolonhesa gratinado




Beijinhos,

Boas Receitas

e

Uma excelente semana!



Sem comentários:

Enviar um comentário