quarta-feira, 6 de março de 2024

Raia com cebolada e batata

Bom Dia!

Na segunda-feira, dia 4 de março, foi dia mundial da obesidade, dia marcado com diversas palestras/workshops/sessões de esclarecimento que aconteceram um pouco por todo o Mundo!

Eu inscrevi-me num que aconteceu na cidade do Porto, mais propriamente na Ordem dos Médicos. Foi organizado pelo Dr. Gil Faria um dos muitos cirurgiões que fazem bypass gástricos no nosso país! Mesmo não sendo o meu médico, o meu médio é o Dr. Mário Marco que me segue desde 2006 e eu enquanto puder irei todos os anos a uma consulta com ele, resolvi inscrever-me e ir ao dito workshop que chamaram "Obesidade na 1ª Pessoa". O que me chamou mais atenção foi ao facto de terem convidado um chefe de cozinha português - Chefe Álvaro Costa para apresentar três pratos que podemos fazer em nossa casa e saborear de uma forma saudável. Foi interessante ter tido a oportunidade de provar novos alimentos e sabores, que sinceramente já conhecia, pois adoro cozinhar, mas nunca tinha pensado tanto em comprar como fazer e acredito que a próxima vez que for a baixa do Porto ou a um hipermercado irei estar atenta para ver se consigo achar certos produtos que o chefe utilizou.

Uma coisa é certa, sendo eu tão adepta de receitas com peixe, o arroz que ele preparou aromatizado com limão tenho que tentar reproduzir em casa. Não sei se irei conseguir a receita, mas irei tentar fazer jus ao aroma e aos sabores que ficaram na minha mente naquele bocadinho que provei.

A ideia destas quatro pessoas (vou depois colocar a foto do cartaz no final, para se quiserem procurar no Facebook) é criar um grupo de bariátricos, mais um grupo pois existem imensos, no qual as publicações tenham um pouco de critério e "mão" de profissionais de saúde e com a partilha de receitas saudáveis.

Acho uma excelente ideia! Ficarei atenta e depois irei partilhar a página.

Vamos ao que nos trás hoje!

A receita de hoje é Raia com cebolada e batata! Por norma só faço este peixe para mim e para o meu filho, o meu marido come, mas não aprecia e por isso, faço em ocasiões que ele não almoça connosco! O mesmo faço com a açorda de camarão de delícias do mar, o meu filho não gosta, mas se tiver que comer que remédio! Não faço, nem nunca fiz duas comidas.

O aspeto no prato de sobremesa não ficou dos melhores, mas acreditem soube-me pela vida!

Aqui fica a receita!!!

Espero que gostem!!!

Raia com cebolada e batata


Ingredientes:

Para duas pessoas

3 batatas

200 gramas de castanhas peladas e descascadas (usei das congeladas)

2 postas de raia

pimento verde e vermelho cortado em pedaços

flor de sal q.b.

pimenta q.b.

2 dentes de alho

30 gr de azeite

200 gr cebola cortada as rodelas

400 gr água

1 folha de louro

salsa picada q.b.


Modo de Preparação:

Coloque na varoma a batata descascada, a castanha e cortada em quartos. Tempere com flor de sal e pimenta.

No tabuleiro coloque as postas de raia e tempere com flor de sal e pimenta.

Reserve.

Coloque no copo os dentes de alho e o azeite e pique 2 seg/vel 8.

Adicione a cebola previamente cortada as rodelas e refogue 5 min/100ºC/velocidade inversa/vel 1.

Adicione a água e a folha de louro e coloque a Varoma e coza 25 min/Varoma/velocidade invertida/vel1.

Coloque a batata, as castanhas, os pimentos num pirex, por cima as postas de raia e verta a cebolada por cima do peixe.

Sirva de imediato!

Bom apetite!!!

Raia com cebolada e batata


Beijinhos

e

Boas Receitas,

Clarinha


Sem comentários:

Enviar um comentário