Húmus

Bom dia!

Hoje trago-vos uma receita de húmus. Sinceramente nem toda a gente gosta, eu gosto e o meu sobrinho neto também, mas já não posso dizer o mesmo do meu filho e do meu marido.

Uma das coisas que aprendi na formação sobre a Alimentação é que devemos consumir todos os dias leguminosas (grão-de-bico, feijão, favas, ervilhas, etc.). Sinceramente isto para mim foi novidade, eu não considerava que se devia consumir todos os dias, talvez duas vezes por semana...

Uma das formas que se falou de consumir, foi colocar-se no pão sobre forma de pasta (húmus), evitando assim o consumo de fiambre, queijo ou manteiga, recheios mais utilizados e também mais apetitosos. Também recheios que fazem pior à saúde e claro, como vezes não são vezes e como o meu lema "é nem sempre, nem nunca" resolvi fazer esta pasta para ir alternando com o queijo fatiado e a manteiga.

Vocês podem achar em vários supermercados já prontos, mas para quem tem a ajudante mais fantástica (Bimby), não precisa! É só selecionar a receita e fazer.

Eu como sou arisca, não sigo a receita a risca, faço sempre as minhas alterações. Claro para quem não sabe ou quem ainda está a começar, deixo aqui o link e é também só seguir os passos. Quem quiser experimentar a minha versão, tem de ler, mas também é simples de fazer.

A receita original podem encontrar aqui.

Aqui fica a receita!!!

Espero que gostem!!!


Húmus 


Húmus 


Húmus 



Ingredientes:

50 gramas de mistura de sementes (sésamo, linhaça, chia, sementes de abóbora)

60 gramas de água

10 gramas de sumo de limão

300 gramas de grão-de-bico cozido escorrido

Flor de sal q.b. Salinas Corredor do Sol

pimenta q.b.

azeite q.b. para servir (opcional)

paprica fumada q.b. para servir


Modo de Preparar:

Coloque no copo as sementes e aqueça 7 min/ 120 ºC/vel 1.

De seguida triture 20 seg/ vel 7. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo.

Adicione a água, o limão o grão-de-bico, a flor de sal, a pimenta e pique 30 seg/vel 5.

Retifique os temperos se necessário e coloque com o auxílio da espátula numa taça.

Regue com um fio de azeite e polvilhe com a paprica fumada. 

Sirva de imediato com tostas ou pão fresco.


Bom apetite!!!


Húmus 


Húmus 


Beijinhos,

Bom fim-de-semana

e

Boas Receitas,

Clarinha

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aproveitamento - Panados no forno

Javali assado no forno

Rissois de alheira