domingo, 26 de fevereiro de 2023

Bolo de abóbora e noz

Bom dia,

Esta semana não estive nos melhores dias, cansaço, quebras de açúcar e tensões baixas... O corpo dá sinais, às vezes tentamos ignorar mas não podemos ignorar para sempre e após uma quebra de açúcar que quase desmaiei, resolvi fazer três dias de descanso e tentar fazer o que a nutricionista tanto me chateia: alimentar-me e comer proteína.

Infelizmente só quem já foi obeso, quem sofreu e sofre dessa doença é que sabe o quanto é complicado para nós gerirmos as emoções com a comida. A comida para nós é um inimigo, acho que deve ser como o tabaco para um ex-fumador. O corpo precisa de comer, é o combustível dele mas o receio de não saber controlar, de voltar a engordar, de atingirmos os nossos objetivos, gera muitas emoções, muita confusão mental. 

Eu falo atingir um objetivo pois apesar de vestir um s, de pesar 65 kg não consigo parar de pensar nos 62kg (e tento não pensar nos 58 kg que o psicólogo disse que era fácil chegar lá)... É complicado mas tento colocar um travão pois sou alta, meço 1,68 metros e tenho de pensar na massa muscular que consegui ganhar nestes treinos intensos. Não sou flácida e sou bem pesadinha e com músculos.

Com a tenttiva de me alimentar, de gerir um pouco as refeições cá de casa, aos domingos tento fazer um bolinho, um bolo que leve legumes e que seja saudável mas gostoso, e é uma receita assim que vos trago hoje: bolo de abóbora e noz

Aqui fica a receita!!!

Espero que gostem!!!





Ingredientes:

200 gramas de miolo de noz picado

500 gramas de abóbora 

700 gramas de água

100 gramas de óleo

4 ovos

200 gramas de açúcar mascavado integral (coloquei 150 gramas)

1 pitada de sal

2 colheres de chá de fermento em pó

3 colheres de sopa de canela em pó (não coloquei)

300 gramas de farinha de aveia integral


Modo de Preparar:

Comece por cozer a abóbora, colocando no copo a abóbora e a água e programe 10 min/100ºC/invertida/ vel colher. Após esse tempo escorra a água e triture 30 seg/vel 7. Retire e reserve.

Ligue o forno a 180ºC e unte uma forma com manteiga e farinha. Reserve.

Coloque no copo (não precisa de lavar) o óleo, os ovos e o açúcar e programe 6 min/vel 6. 

Adicione o sal, o fermento, a canela, a farinha, o puré de abóbora e a noz triturada e programe 40 seg/vel 4.

Coloque a massa na forma e leve a assar durante 40 minutos.

Deixe arrefecer e sirva com um chá de maça e canela quentinho.

Bom apetite!!!




Beijinhos,

Boas Receitas

e

Uma excelente semana,

Clarinha



Sem comentários:

Enviar um comentário