quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Trilogia para o Lanche (Batido de banana e beterraba, Pão com ovo mexido e Felisminas)

Bom dia!

Quem me conhece sabe bem a minha luta constante com o excesso de peso! 

A obesidade é uma doença grave, um ex-obesso é alguém que nunca pode esquecer de onde veio! A comparação que vou fazer é estúpida, mas não deixa de ser um pouco verdade: somos como um ex-alcoólico é para o álcool, nós em relação a comida!

Infelizmente para nós a comida funciona como algo reconfortante nos maus momentos, ou em momentos que estamos mais ansiosos ou nervosos.

Eu tenho me alimentado mal e depois acabo por sentir-me mal, tenho hipoglicemias e ando muitas vezes com fome. Enfim! Tenho tentado mudar isso em mim...

Treino 5 vezes por semana, no mínimo, por isso, tenho de alimentar e nutrir o meu corpo. Por semana estou a fazer 30 a 40 km de corrida, fora os treinos no ginásio e os passos diários!!!

Hoje trago-vos três receitas: um batido que ficou delicioso e nutritivo; um pão e um bolo que podem fazer para os vossos lanches ou pequenos almoços!

Espero que gostem!!!

Aqui ficam as receitas!!!

Trilogia para o Lanche (Batido de banana e beterraba, Pão com ovo mexido e Felisminas)

Trilogia para o Lanche (Batido de banana e beterraba, Pão com ovo mexido e Felisminas)

Batido de banana e beterraba e Pão com ovo mexido


Batido de Banana e beterraba

Ingredientes:

100 ml de leite de soja light

1 banana madura

1 beterraba pequena

adoçante q.b. opcional

aroma pastel de nata Yummy drops (Prozis) opcional


Modo de Preparar:

Coloque os ingredientes todos na liquidificadora e bata até ficar com um batido homogéneo.

Sirva de imediato.


Batido de banana e beterraba e Pão com ovo mexido


Pão com ovo mexido

Ingredientes:

1 pão de centeio 

1 ovo

sal q.b.

pimenta q.b.

3 tomates cherry

queijo ralado q.b.


Modo de preparar:

Numa frigideira antiaderente mexa o ovo e junte os tomates cherry partidos a meio, o queijo ralado e tempere a seu gosto com sal e pimenta.

Abra o pão a meio e toste um pouco a parte de dentro na frigideira.

Coloque o ovo mexido e tape.

Sirva de imediato acompanhando com o batido de banana e beterraba.

Batido de banana e beterraba e Felisminas

Felisminas

Ingredientes:

100 gramas de manteiga magra

150 gramas de açúcar mascavado integral (a receita pede 250 gramas)

2 ovos

250 g de leite de soja magro

aroma pastel de nata Yummy drops (Prozis) opcional

100 gramas de farinha

150 gramas de farinha de aveia integral (fiz com flocos de aveia triturados integrais)

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de bicarbonato em pó


Modo de Preparar:

Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma retangular com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.

No copo coloque a manteiga, o açúcar e os ovos e aqueça 2 min/37ºC/vel 5.

Adicione o leite e umas gotas de aroma e bata durante 1 min/vel 6.

De seguida adicione a farinha, o fermento e o bicarbonato e envolva 15 seg/vel 5.

Verta para o tabuleiro previamente untado e polvilhado com farinha e leve a assar durante 30 minutos em forno previamente aquecido a 180 ºC.

Depois de frio, corte em retângulos.

Bom apetite!!!


Batido de banana e beterraba e Pão com ovo mexido 

Felisminas


Beijinhos

e

Boas Receitas,

Clarinha


Nota:

A receita original das Felisminas do Cookidoo podem encontrar neste link: 

https://cookidoo.pt/recipes/recipe/pt-PT/r48827

No final a receita diz para passar as fatias por açúcar, sinceramente não acho necessário.

 




Sem comentários:

Enviar um comentário