domingo, 25 de novembro de 2018

Cantinho das Cozinheiras e três receitas da Bimbexpress

Boa tarde,

Este mês além de ter passado mais rápido, ter andado doentinha nestas duas últimas semanas não ajudou nada (ainda me sinto um pouco doente, cansada e com dores de cabeça e corpo). Não tenho febre mas as tonturas e dores de cabeça não me deixam a 100% como gosto de estar no meu dia a dia.
Esta semana até vou começar a ir ao ginásio, fazer ainda um esforço maior de forma a dar a volta e tentar que este cansaço se vá embora. Nós mulheres e principalmente se forem como eu não conseguem estar paradas e arranjam sempre mil e uma coisa para fazerem: é a casa para cuidar, o filho e o marido, a Academia e os meus alunos, o ginásio, o blogue e agora a carta. Sim a carta de condução que quero ver se tiro em menos de meio ano. Nos meus anos já queria dizer: "já tenho a carta". Se me vejo a conduzir, ainda não mas que esta iria me dar uma grande ajuda, tanto a mim como na minha visa familiar, iria sem dúvida.
Mas vamos ao que interessa, que são as receitas que eu escolhi para vos apresentar hoje, do blogue eleito pelo grupo do facebook: Cantinho das Cozinheiras, o Blogue da Alexandra Abrantes - Bimb Express.
As receitas que escolhi foram três: um bacalhau com natas bem diferente que foi fusão de duas receitas da Alexandra: desta aqui que é um típico bacalhau com natas e desta que a autora intitula com bacalhau com natas espiritual; uma massa esparguete bem diferente que me deixou intrigada e um leite creme de coco.

Aqui ficam as receitas!!!

Espero que gostem!!!






Bacalhau espirutual com natas

 




Esparguete com bacon e ovo estrelado


Leite creme de coco


Esparguete com bacon e ovos estrelados

Ingredientes:
250 gramas de esparguete
flor de sal q.b. Salinas Corredor do Sol
água q.b.
pimenta q.b. Suldouro
bacon q.b.
chouriço q.b.
4 ovos estrelados
queijo parmesão ralado q.b.
molho de tomate q.b. (a receita original não tinha)
azeite q.b.
1 cebola picada 
1 dente de alho picado

Modo de Preparar:
Coza a massa esparguete durante 15 minutos em água a ferver e temperada com flor de sal.
Noutro tacho, junte um fio de azeite, uma cebola e um dente de alho picado e refogue. Quando a cebola e o dente de alho estiverem translúcidos, junte o chouriço e o bacon cortado em pedaços, mexa bem. Adicione o molho de tomate e a massa esparguete. Mexa bem, retifique os temperos com flor de sal e pimenta e reserve de forma a manter quente mas sem cozinhar mais.
Entretanto frite os ovos estrelados.
Sirva a massa acompanhando com os ovos estrelados e polvilhe com queijo ralado parmesão.

Bom apeite!!!


Bacalhau espirutual com natas

Bacalhau com natas espirutual à minha moda

Ingredientes:
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 kg de batata aos cubos frita
400 gramas de bacalhau desfiado demolhado
azeite q.b.
1 cenoura raspada
1 alho Francês cortado em juliana
flor de sal q.b. Salinas Corredor do Sol
pimenta q.b. Suldouro
noz moscada q.b. Suldouro
molho bechamel com natas q.b.
mistura de 3 queijo ralado q.b.
Para o molho bechamel com natas:
500 ml de leite
2 colheres de sopa de farinha
manteiga q.b.
flor de sal q.b. Salinas Corredor do Sol
pimenta q.b. Suldouro
noz moscada q.b. Suldouro
1 pacote de natas q.b.

Modo de preparar:
Comece por preparar o molho béchamel, levando a manteiga ao lume. Quando esta estiver derretida, junte a farinha e mexa bem. Vá adicionando o leite e as natas, mexendo sempre. Deixe cozinhar até começar a engrossar. Tempere com flor de sal, pimenta e noz moscada a gosto e reserve.
Entretanto num tacho, coloque um fio de azeite e adicione a cebola e os dentes de alho. Deixe refogar uns minutos e junte de seguida a cenoura raspada, o alho francês e o bacalhau. Mexa e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos. Por fim, adicione as batatas fritas aos cubos. Mexa bem para misturar tudo e incorpore metade do molho bechamel. Rectifique os temperos.
Verta para um pirex e cubra com o restante béchamel e por fim polvilhe gererosamente com a mistura de 3 queijos.
Leve a gratinar em forno previamente aquecido a 180ºC durante 20 minutos.
Sirva de imediato e acompanhe com uma salada mista especial.

Bom apetite!!!


Bacalhau espirutual com natas

Leite Creme de coco

Ingredientes
500 ml de leite de coco
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar de coco
4 colheres de sopa de farinha custard
1 casca de limão
1 pau de canela Suldouro
canela em pó q.b. Suldouro
açúcar de coco para queimar q.b. (opcional)

Modo de preparar:
Leve 400 ml de leite ao lume com a casca de limão e o pau de canela. 
À parte misture a farinha custard com o restante leite, o ovo e o açúcar. Mexa bem.
Quando o leite começar a entrar em ebulição, reduza o lume e misture a papinha anterior. Mexa bem e deixe engrossar, mexendo sempre.
Verta para tacinhas e decore com canela em pó ou queime com açúcar (é o meu preferido mas infelizmente ainda não tenho maçarico).

Bom apetite!!!


Leite creme de coco
Esparguete com bacon e ovo estrelado
Bacalhau espirutual com natas





Beijinhos,
Boas Receitas
e
Uma excelente semana,
Clarinha






Esta receita foi publicada em parceria com:

Suldouro - Navires


Salinas Corredor do Sol

2 comentários:

  1. Adorei todas as tuas escolhas! :) Espero que consigas tirar a carta rapidamente, tal como desejas. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar