domingo, 22 de janeiro de 2023

Panquecas de batata doce e overnight oats de cappuccino

Boa noite,

Esta semana perguntaram me se aguentava o ritmo dos treinos e o trabalho: e a minha resposta foi é necessário muita organização mas que sim, que aguentava. Mas como costumam dizer. "quem corre por gosto não cansa"!!!

Ou corro, corro porque não quero voltar aonde estive. Quem pesa 120 kg não gosta de como se sente, não é fácil gerir se as emoções, acaba-se por deixar de nos vermos, de olharmos mas acreditem que agora, apesar de vestir um s não é nada fácil gerir as emoções. Tenho medo de comer, medo de engordar. Muitas pessoas acham que por se ter um bypass gástrico não se engorda mas não podia ser a mais pura mentira. É possível engordar e pior os nossos corpos não reagem da mesma forma. As pessoas dizem que já chega mas eu queria chegar aos 62 kg. Não sei se é maluquice minha mas enfim.

Mas vamos ao que interessa: a organização da semana! Uma das coisas que me ajuda muito é fazer a ementa semanal, depois faço sempre duas receitas (que dão para 4 refeições) e depois na segunda ou terça, e volto a cozinhar quinta, e claro ao sábado e domingo.

Para o pequeno almoço tento adiantar na véspera mas acabo muitas vezes por comer 1 fatia de pão de forma de cereais torrado e uma meia de leite pois acordo muito cedo e às 7h já tenho de estar no transporte para o trabalho.

Hoje trago-vos duas receitas: umas panquecas que a minha treinadora Maria me ensinou a fazer e umas overnight oats de cappuccino (papas de aveia adormecidas).

Espero que gostem!!!


Aqui ficam as receitas!!!







Panquecas de batata doce

Ingredientes:

1 batata doce laranja (usei amarela)

1 ovo

4 colheres de sopa de farinha aveia ou de arroz integral

150 ml de leite magro

1 colher de café de fermento

adoçante q.b.

canela q.b.

gengibre q.b.


Modo de Preparar:

Comece por cozer uma batata doce laranja com pele média ,bem lavada cozida no microondas com alguns golpes embrulhada em papel de cozinha por 7 minutos.

Depois de cozida retirar a pele amassada com um garfo. (Eu fiz isto no dia anterior a noite, como de manhã é sempre a correr).

De seguida juntar 1 ovo inteiro, 4 colheres de farinha de arroz integral ou de trigo sarraceno, um pouco de fermento , adoçante a gosto, gengibre, canela, mexer tudo muito bem pôr um pouco de água ou outra bebida meio copo 150ml.
Deitar em formas de silicone que possam ir ao microondas e cozinhar durante 3 minutos.
Sirva de imediato.

Bom apetite!!!


Overnight oats de capuccino

Ingredientes:
Por cada copinho de iogurte
2 colheres de sopa de iogurte grego magro
2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa de sementes de girassol
1 colher de chá de cacau
1 colher de chá de café solúvel
adoçante q.b.
leite q.b.
canela q.b
3 nozes

Modo de preparar:
Num copo de iogurte coloque todos os ingredientes, à exceção do leite, da canela e das nozes. Acrescente o leite até cobrir a aveia e mexa bem.
Coloque as nozes e polvilhe generosamente com canela (eu gosto muito de canela mas coloquem a vosso gosto).
Fechar os frasquinhos e colocar no frigorífico de um dia para o outro.
Sirva acompanhando de fruta fresca ou assim simples.

Bom apetite!!!









Beijinhos,
Uma Boa Semana
e
Boas Receitas,
Clarinha


Sem comentários:

Enviar um comentário