quarta-feira, 13 de junho de 2018

Mousse de limão

Boa tarde,

Hoje trago-vos uma receita para fazerem quando tem visitas em casa, se estiverem em dieta como eu, ou se o vosso metabolismo/genética e vossa amiga comerem quando vos apetecer. E a receita é Mousse de Limão.
A minha genética ou o meu metabolismo não é nada meu amigo, pelo contrario. Não sou das que dizem que engordam com a agua mas devo andar la perto. Infelizmente gosto de comer e topo a tudo, como se costuma dizer. Os nervos para mim dão me para comer e ao contrario do que estipulam para as mulheres: eu prefiro os salgados aos doces. Quando estou nervosa tenho que literalmente fugir das batatas fritas, dos rissóis, de tudo que tenha sal.
A coisa de dois anos foi me diagnosticado Síndrome de Méniere, que e um síndrome que os doentes tem crises esporádicas que podem demorar horas ou dias, quando não medicados que são acompanhadas de ouvido tapado (aumento de pressão interna do ouvido); diminuição da audição; zumbido e tonturas/vertigens.
E algo que volta e meia tenho e já sei que nessas alturas tenho de fazer medicação, como já não tinha em casa ontem la tive que ir a urgência do Otorrino como a minha medica me chateia. Apanhei um medico simpático que me alertou que devia ter atenção com certos alimentos. Sinceramente se a minha medica me disse não me lembro mas quase de certeza que sim pois depois de uma breve pesquisa achei vários sites com a mesma informação.
Sendo assim os doentes portadores deste síndrome devem ter um cuidado com a sua alimentação, como por exemplo:
  • reduzir o consumo de cafeína (1 a 2 cafés por dia no máximo) - estou feita 😒;
  • praticar exercício físico regular - ir no mínimo 30 minutos, 5x por semana ao ginásio ou praticar caminhadas, etc.;
  • praticar meditação para aliviar o stress;
  • substituir o sal por ervas aromáticas;
  • evitar produtos industrializados como chouriços, bolachas, etc;
  • evitar alimentos salgados como batatas fritas, presunto, enchidos, etc;
  • comer de 3 em 3 horas;
  • evitar excesso de doces (ai as gomas);
  • não permanecer longos períodos em jejum (praticamente só salto a ceia pois janto tarde);
  • evitar o excesso de café e de adoçantes  - estou mesmo feita 😒;
  • optar por assados ou grelhados com pouco ou nenhum sal.

O objetivo e limitar o consumo de alimentos ou nutrientes que afetam o nível do fluido no ouvido e que causa desconforto e pressão interna, como os alimentos ricos em açucares e sal.

Resumindo devemos evitar os seguintes alimentos:
  • alimentos com sal como por exemplo as batatas fritas;
  • alimentos processados e ricos em conservantes ou enlatados;
  • pickles, molho de soja ou alimentos com glutamato monossodico;
  •  conservas de carne ou peixe
  • alimentos ricos em açúcar como sobremesas, sorvetes, chocolates;
Ou seja a alimentação de um portador de Ménière deve ser rica em frutas e vegetais frescos, batatas, nozes, principalmente alimentos frescos e saudáveis. 

Vamos la ver se consigo melhorar ainda mais a minha alimentação e tentar ir mais vezes ao ginásio. Para já com o ritmo que levo só tenho conseguido ir duas a três vezes por semana.

Aqui fica a receita!!!

Mousse de limão

Mousse de limão

Ingredientes:
500 ml de natas magras para bater
300 ml de claras
1 chocolate com sabor a limão
1 pacote de chantifix
2 colheres de sobremesa de açúcar em pó (opcional)
100 ml de sumo de lima limão Xarão
raspa de limão q.b.

Modo de Preparar:
Comece por bater as claras em castelo. Reserve.
Bata as natas em chantilly juntamente com o pacote de chantifix e as colheres de açúcar em pó. Reserve.
Entretanto leve o chocolate a derreter em banho maria.
Dissolva uma folha de gelatina no sumo de limão.
Envolva tudo muito delicadamente e divida por tacinhas (esta quantidade deu me para 6 taças).
Leve ao frigorífico pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro.
Sirva polvilhando com raspas de limão.

Bom apetite!!!

Mousse de limão


Beijinhos,
Boas receitas
Uma excelente quarta-feira,
Clarinha


Esta receita foi publicada em parceria com:



Xarão



11 comentários:

  1. Sofro do mesmo síndrome há vários anos Clara!
    Levo a sugestão!!!bj

    ResponderEliminar
  2. Sofro do mesmo síndrome há vários anos Clara!
    Levo a sugestão!!!bj

    ResponderEliminar
  3. Oi Clarinha, bt!
    Sou super fã de mousse de limão e gostei da sua receita e das dicas p/manter o peso e principalmente a saúde.
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  4. Quando vi a tua receita acabo de perceber que faço muito pouco mousse de limão. Nem sei bem porque razão,é tão bom! Adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro limão, mas nunca fiz um mousse com a fruta. Deve ficar delicioso, adorei a receita!

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  6. Delicioso, tem muito bom aspeto!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  7. Levo uma tacinha cmg :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro mousse de limão! Bem fresquinha, agora no verão, sabe muito bem :)
    Beijinhos
    Cláudia
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar