sábado, 8 de junho de 2013

Doce de chila

Boa noite,

Esta semana, que passou, não foi das melhores para mim. Houve tantos assuntos para resolver, alguns dos quais ainda não estão resolvidos mas em breve espero ter resposta para eles. Um deles, que é o que mais preocupa-me, é da possibilidade da escola  do meu filho não abrir no próximo ano lectivo, e só avisaram agora após as renovações estarem todas feitas, enfim. Até aí tudo bem, o que não contava era ficar doente. Uma otite externa em último grau e infecção no ouvido... Dói tanto que tenho acordado sempre pelas 3/4h da manhã.
O computador lá foi formatado mais uma vez mas dia menos dia lá teremos que comprar um. 
O blog tem mais uma parceria: a Vahiné e Margão .
O primeiro produto que recebi foi o Agar-Agar Gelificante Vegetal, que foi logo utilizado neste doce de chila.
Cá em casa somos aderentes do aproveitar tudo, se a fruta está demasiado madura faz-se uma receita com ela, se sobra carne junta-se alguns pós de amor e nasce um novo prato.
As minhas amigas já o sabem e foi o que aconteceu com quatro chilas que iam para o lixo e uma amiga minha não deixou e ligou logo para mim. Nunca tinha trabalhado com chila mas nada que umas horinhas de pesquisa não me deixa-se mais elucidada em que usar a chila. Foi surpresa para mim foi a maior parte das receitas com chila parte do doce de chila.
Por isso a receita de hoje é doce de chila mas aguardem pois vêm aí uns docinhos de chila.

Aqui fica a receita!!!

Doce de chila







Ingredientes:
2 chilas
1 kg de açúcar
1 saqueta de Agar-agar Gelificante vegetal VAHINÉ

Doce de chila
Modo de preparar:
Comece por arranjar a chila da seguinte forma: lave muito bem a chila e bata com força na banca de forma a parti-la ao meio. Vá partindo a chila aos pedaços, retirando os caroços e os fios mais amarelos. Os pedaços limpos, vá colocando num tacho com um copo de água a ferver.
Com o auxílio de um garfo vá soltando a polpa à chila que irá ficando aos fios. Quando a casca estiver sem polpa retire da panela. Repita este procedimento até ficar só com polpa de chila no tacho.
Adicione o açúcar, e o Gelificante vegetal à polpa e deixe cozinhar até atingir o ponto de estrada.

Guarde em frascos esterilizados para depois comer assim simples com umas tostas ou servir de ingredientes para novas receitas.

Bom apetite!!!


Doce de chila


Beijinhos,
Boas Receitas
e
Bom fim-de-semana prolongado
Clarinha

1 comentário:

  1. Olá Clara :)

    Também estou a fazer doce de gila que adoro em bolos.
    Gostei das tuas dicas, quando o terminar publico.

    bjinhos e obrigada pelas partilhas

    Mssco
    http://pessoalmentecozinhado.blogspot.pt

    ResponderEliminar