domingo, 14 de janeiro de 2018

Empadão de bacalhau

Bom dia,

Esta semana foi de muitas mudanças para mim. Uma já começou e entrou no bom ritmo: ir mais vezes ao ginásio e se possível nunca menos do que 5 vezes por semana. Fui à nutricionista e tive boas e más noticias. A boa é que diminui de volume e de perímetro abdominal, a má é que ainda não saí dos 77 kg. 
Apesar de gostar das imagens aonde estou com 62 kg (toda a gente dizia que estava muito magra de cara) o peso que gostava de conseguir alcançar era os 65/68 kg. Ainda tenho muito trabalho pela frente mas tenho de ser honesta comigo mesmo, está difícil segui a dieta e portar-me bem em relação à comida. Além de gostar de comer, é uma chatice gostar de cozinhar. Tenho amigas que não gostam de nada e são umas esquisitas em relação à comida... invejo-as tanto pois era tão bom não gostar de batatas fritas, de bebidas alcoólicas, de bolos, de salgados, de legumes ou mesmo de fruta. Era tão bom ser esquisita pois sinceramente sou um bom garfo: gosto de quase tudo e como quase tudo... Enfim, continuo a tentar sem desesperar e a tentar fazer uma nova reeducação alimentar de forma a tentar eliminar os fritos e este gostinho crocante da minha vida enquanto o meu pai Natal não me presenteia com uma actifry. LOL
A receita de hoje é uma empadão de bacalhau, feito à minha moda, com cebola, alho francês, etc pois os curiosos estão em aulas e tem sido praticamente só para mim e para o meu maridão.

Espero que gostem!!!

Aqui fica a receita!!!



Empadão de bacalhau

Empadão de bacalhau


Empadão de bacalhau


Ingredientes:
300 gramas de bacalhau desfiado
1 cebola grande
2 alhos francêses
1 dente de alho
leite q.b.
flor de sal q.b. Salinas Corredor do Sol
1 colher de farinha
pimenta preta moída q.b. Suldouro
noz moscada q.b. Suldouro
puré instantâneo q.b.
2 ovos batidos 

Modo de Preparar:

Comece por preparar o puré instantâneo de acordo com as instruções da embalagem e reserve.
Num tacho, coloque a cebola e o dente de alho previamente picado e um fio de azeite. Deixe refogar durante uns minutos.
Junte o alho-francês cortado em meias luas e o bacalhau. Deixe cozinhar uns minutos, mexendo de vez enquando de forma a ir desfazendo o bacalhau.
Polvilhe com farinha e deite um pouco do leite. Mexa até engrossar um pouco.
Tempere com flor de sal, pimenta e noz moscada a seu gosto.
Num pirex, coloque uma camada de puré e cubra com o creme de bacalhau.
Tape com o restante puré e verta os ovos previamente batidos e temperados com flor de sal e pimenta.
Leve ao forno a gratinar.
Sirva de imediato.

Bom apetite!!!



Empadão de bacalhau

Empadão de bacalhau




Beijinhos,
Boas Receitas
e
Uma boa semana,
Clarinha

Esta Receita foi publicada em parceria com:


Salinas Corredor do Sol

Suldouro - Navires




12 comentários:

  1. Também ando em nutricionistas há já uns anos de modo a perder peso ... o que não é fácil pois detesto rotinas!!!
    Eu frequento a piscina 3 a 4 x na semana!!!
    Adoro empadão de bacalhau e há muito que não faço!!!
    bj
    ...
    Se gosta de queijo ralado … veja as entradas que preparei:
    ttps://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/entradas-de-chuchu-e-queijo-ralado.html
    ...
    E aqui … mais um belo recanto português:
    https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/ponte-medieval-do-marnel.html
    ...
    Que seja uma semana bem HARMONIOSA!!!

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto mt bom adoro bacalhau hummm bjs

    ResponderEliminar
  3. Já há bastante tempo que não faço empadão de bacalhau, vou ver se não me escapa da próxima vez que cozinhar bacalhau!
    Fritos nunca houve muito cá em casa pois detesto fazer e detesto o cheiro que fica entranhado na roupa e na casa. Mas desde que comecei a reeducação alimentar comecei a fazer os fritos no forno pois também não tenho ActiFry! Muito mais prático e saudável e ficam quase tão bons! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muita força :)
    Este empadão ficou bem apetitoso!
    Bom Ano 2018,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Tenho comido cada vez menos fritos, muitas vezes, apesar de gostar quando os estou a comer, depois fico mal disposta. Tenho feito versões no forno e tenho gostado bastante. A ACTIFRY também ajuda mas um forno tradicional também é uma boa opção.

    Quanto a esta sugestão adorei. Ficou com umas cores tão bonitas!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  6. Espero que consigas atingir o teu objectivo! Quanto ao teu empadão está mesmo apetitoso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Que delicia de prato! Reconfortante ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  8. Que bela sugestão! De certeza que ia gostar!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Já não me lembro de comer empadão e este está muito apetecível.

    ResponderEliminar
  10. Tem um aspecto super delicioso :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar