segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Salmão grelhado bem acompanhado

Bom dia,

Hoje trago-vos uma receita saudável. Como já tenho dito o meu estômago não anda a aceitar bem a carne e acabo sempre por vomitar. Se já não é bom para quem não tem uma banda gástrica para quem tem uma como eu à sete anos ainda pior então evito comer carne, arroz seco ou outras coisas assim mais chatas para eu comer.
Sito que ando bastante nervosa e fiz uma promessa a mim mesma: começar a ir 5 vezes por semana ao ginásio (nem que a vaca tussa) e emagrecer para quando for ao cirurgião em Maio retirar o pouco líquido que coloquei na banda à pouco tempo.
Se tive quase 6 anos sem nunca ter colocado nada na banda, agora também vou conseguir e isto não é vida para ninguém mas claro o stress e o nervosismo da Academia também não ajuda.
Os miúdos cada vez são mais preguiçosos e menos autónomos, o que me assusta muito pois eu não vou com eles para os testes, o que eles adorariam que acontece-se.
Um dos peixes que gostamos muito os três é o salmão, de seguida a dourada, a truta, atum. Depois há peixes que só eu e o meu marido gostamos como o bacalhau e outros que só eu e o meu rapaz gosta como a raia. Por mim comia sempre peixe mas este fica mais caro do que a carne, infelizmente.
E vocês, o que preferem: carne ou peixe?

Aqui fica a receita!!!

Espero que gostem!!!

Salmão grelhado bem acompanhado

Salmão grelhado bem acompanhado



Salmão grelhado bem acompanhado


Ingredientes:
2 tranches de salmão
azeite q.b.
flor de sal q.b. Salinas Corredor do Sol
pimenta q.b. Suldouro
alho em pó q.b. Suldouro
Para os cogumelos:
200 gramas de cogumelos brancos e marron
azeite q.b.
3 dentes de alho
flor de sal q.b. Salinas Corredor do Sol
pimenta q.b. Suldouro
molho agridoce q.b.
Para a salada de tomate:
200 gramas de tomate cherry Cabaz de Sonho
1 queijo mozarella magro
vinagre de maçã q.b.
azeite q.b.
pimenta q.b. Suldouro
oregãos q.b. Suldouro
Flor de sal com oregãos q.b. Salinas Corredor do Sol

Modo de Preparar:
Comece por preparar os cogumelos, limpando-os com cuidado de forma a remover alguma terra que venha com eles.
Num wok, coloque um fio de azeite e junte o alho picado. Deixe aquecer um pouco e de seguida adicione os cogumelos previamente laminados. Deixe saltear durante uns minutos e quando os cogumelos estiverem quase prontos adicione o molho agridoce a seu gosto (adicionei uma colher de sopa mal cheia) e mexa bem. Tempere com um pouco de flor de sal e pimenta acabada de moer. Reserve no quente.
Entretanto numa frigideira anti aderente, coloque as tranches de salmão com a pele virada para baixo. Tempere com flor de sal, pimenta e alho em pó a seu gosto e deixe cozinhar durante mais ao menos 10 minutos em lume brando para o peixe não ficar seco.
Entretanto quando o peixe está a cozinhar, prepare a salada de tomate, cortando o tomate em metades previamente lavado. Corte o queijo mozarella em pedaços pequenos e junte ao tomate. Tempere a seu gosto com flor de sal cm oregãos, oregãos, pimenta e regue com um fio de azeite e vinagre.
Sirva o salmão de imediato quando estiver cozinhado acompanhando dos cogumelos salteados e a salada de tomate.


Salmão grelhado bem acompanhado
Salmão grelhado bem acompanhado
Beijinhos,
Boas Receitas
e
Uma Boa Semana,
Clarinha


Esta receita foi publicada em parceria com:

Salinas Corredor do Sol

Suldouro - Navires


4 comentários:

  1. Clarinha, a banda não dá para tirar? Tem de ser uma coisa para toda a vida? Já sabes, sou ignorante nesse assunto. Pergunto pois como nestes anos já aprendeste muito sobre a alimentação, tentas ter um estilo de vida mais saudável, talvez conseguisses controlar o apetite e a vontade de comer. Pergunto e digo isto pois imagino a tua frustração em não poder comer certos alimentos e o teu estômago não aceitar determinadas texturas. É certo que já estás habituada mas é sempre chato ter limitações e acredito que gostasses de ter um pouquinho mais de liberdade.
    Eu cá adoro peixe e se pudesse também comia todos os dias. A minha malta gosta de peixe desde que não tenha espinhas! Era tão bom se houvesse peixe sem espinhas!! Mas claro que cada um tem os seus favoritos! Gostamos de salmão mas temos dificuldade em encontrar salmão selvagem senão consumida mais vezes. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Elisabete. A banda pode ficar connosco para toda a vida. Para tirar tenho que fazer uma cirurgia com anestesia geral... Estou mesmo a ponderar ficar é com a banda sem líquido, que era como tinha antes de abrir a minha sala de estudo. O nervosismo é lixado e estraga tudo...
      Em Maio vou ao médico. Vamos lá ver o que ele diz.
      Quanto ao peixe, cá em casa é igual: se for sem espinhas ninguém resmunga.

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  2. Eu tenho fases mas nos últimos tempos tenho andado mais virada para o peixe sem dúvida. É muito mais leve e faço melhor a digestão! Gosto de vários, mas o salmão o robalo e a dourada são os meus favoritos!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe tão bem um peixinho.
      Acho que nunca provei robalo.

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar