quinta-feira, 28 de março de 2024

Chiffon de Laranja

Bom dia!

Hoje é um dia especial para mim; é o meu dia de anos!

Sinceramente não sei o que me espera, só sei que coloquei na ementa que era o meu dia "off"!

Não vou fazer de almoço, não vou fazer de jantar! Vou me mimar e relaxar no sofá a ver séries, ir à fisioterapia e o resto logo se vê... Ah, e café e bolinho não pode faltar. Lol...

A receita de hoje é um chiffon de laranja, este já é a moda antiga, cheio de açúcar... Claro que mesmo assim eu reduzi um pouco. Fiz para o Dia do Pai, mas serve para um bolo de aniversário. Este ano ainda não sei como será o meu...

Espero que gostem!!!

Cá em casa gostamos muito de bolos de fruta ou de legumes. Vou fazendo bolo de maçã, bolo de laranja, bolo de abóbora e nozes, bolo de curgete, bolo de cenoura, etc... Se tivesse que escolher o meu bolo preferido seria Bolo chantilly e morangos!

Aqui fica a receita!!!



Chiffon de Laranja


Ingredientes:

400 gramas de açúcar (coloquei 250 gramas)

6 ovos

200 gramas de óleo, mais q.b. p/untar

2 laranjas (sumo e raspa)

240 gramas de farinha para bolos

1 colher de chá de fermento para bolos

1 pitada de flor de sal Salinas Corredor do Sol

manteiga q.b.

farinha para polvilhar q.b.

Chiffon de Laranja

Modo de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 160 ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha e reserve.

Insira a borboleta e coloque as claras, a pitada de flor de sal e bata 6 min/vel 3.5.

Retire e reserve no frigorífico.

Coloque no copo as gemas, o óleo, 250 gramas de açúcar e o sumo e a raspa das laranjas e bata 7 min/37ºC/vel 3.

Adicione a farinha e o fermento e envolva 15 seg/ vel 3. Retire e reserve num recipiente.

Envolva, delicadamente, as claras com a massa reservada com ajuda de uma vara de arames.

Deite a massa na forma reservada e leve a assar durante 50 minutos em forno previamente aquecido a 160 ºC.

Deixe arrefecer um pouco, desenforme e decore a seu gosto.


Bom apetite!!!

Beijinhos,

Boas Receitas

e

Parabéns a mim,

Clarinha

Sugestão:

Para enfeitar para o aniversário coloquem um pouco de chantilly, flores de morango e um top de bolo a dizer "Happy Birthday".

Depois mostro o meu bolinho e a receita do mesmo, no domingo de Páscoa.

Exemplo - Imagem tirada da internet


Sem comentários:

Enviar um comentário