quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Bolo chiffon de laranja à minha moda

Bom dia,

O tempo passa mesmo a correr e à dias que me apetecia ter 48 horas para conseguir fazer tudo que queria. 
Já ando para partilhar convosco esta receita desde terça-feira mas só hoje consegui dar aqui um saltinho e publicar para vocês.
Cá por casa não faço muitos bolos nem doces pois os meus rapazes não apreciam e eu não devo comer. Ainda não atingi o peso desejado mas já perdi volume. :-) Neste momento estou com 79 kg ou seja faltam me eliminar mais 14 quilogramas.
Está a ser mais difícil e ainda para mais o tempo para ir ao ginásio não é muito logo faço pouquinhas aulas mas mudará para breve, tenho mesmo que ir tirar a carta (sim é uma vergonha mas eu não conduzo e agora com a sala de estudo faz me mesmo falta). Deste ano não escapa: inscrição e tenho que tirar antes dos meus anos para ver se depois recebo um carrinho.
A receita de hoje é um bolo simples de laranja, bem fofo que eu alterei um pouco a receita para ficar mais colorido e mais aromático.

Espero que gostem!!!
Aqui fica a receita.

Bolo chiffon de laranja à minha moda
Bolo chiffon de laranja à minha moda

Bolo chiffon de laranja à minha moda

Bolo chiffon de laranja à minha moda






Ingredientes:
200 gramas de açúcar
200 gramas de farinha de trigo Pitorro
6 ovos
100 ml de óleo
raspa e sumo de 1 laranja
1 cálice de red orange Xarão
1 saqueta de açúcar baunilhado Vahine
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato Suldouro
1 pita da de flor de sal Salinas Corredor do Sol

Modo de Preparar:
Ligue o forno a 170ºC.
Separe as gemas das claras e bata as últimas em castelo bem firme com uma pitada de flor de sal. Reserve no frio.
Noutra taça grande bata as gemas com o açúcar durante 10 minutos, obtendo um creme esbranquiçado.
Junte de seguida o óleo, o cálice de red Orange, o sumo e a raspa de laranja. Mexa um pouco. Adicione então a farinha, o açúcar baunilhado, o fermento e o bicarbonato. Misture tudo muito bem.
Por fim envolva as claras batidas em castelo.
Unte a forma pão de anjo da A Metalúrgica com manteiga e farinha e verta a massa lá para dentro.
Leve a cozer durante 40 minutos. Após esse tempo deixe o bolo arrefecer antes de desenformar.
Sirva simples ou acompanhado de uma boa chávena de chá.

Bom apetite!!!!





Bolo chiffon de laranja à minha moda

Bolo chiffon de laranja à minha moda

Bolo chiffon de laranja à minha moda
Bolo chiffon de laranja à minha moda

Beijinhos,
Boas Receitas
e
Bom fim-de-semana,
Clarinha


Esta receita foi publicada em parceria com:



Salinas Corredor do Sol

Vahiné

Suldouro - Navires


Xarão




13 comentários:

  1. A forma é muito bonita e o bolo parece delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro esta forminha. Comprei no penúltimo open day da metalúrgica.

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  2. Só me apetece comer uma fatia! Eu também evito fazer bolos ou então faço quantidades muito reduzidas pois no primeiro e no segundo dia todos comem e depois já ninguém quer! E como eu não posso nem devo comer assim não caio em tentação! Clarinha, não és a única! Eu também nunca tirei a carta! Era para ter sido este ano mas tive um ano extremamente complicado. Por isso será um dos projetos para 2017! Mesmo que tenhas perdido pouco peso pensa que já é uma pequena conquista, o importante é não ganhar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos as duas tirar a carta e começar a conduzir no próximo ano. :-)
      Eu peso-me quase todas as semanas mas sinceramente preocupo-me mais em perder volume. :-)

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  3. esse bolinho agora a meio da manha ja comia umas fatias, tem muito bom aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sabia, com uma chávena de café com leite ou um cházinho.

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  4. Ficou um bolo bem simples e apetitoso, maravilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Luísa
      Simples de fazer mas fica bem fofinho e saboroso.

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  5. Aqui desaparecem num instante, somos todos gulosos, tenho de esconder os bolos por causa do mais pequeno! :)

    Pior do que não conduzir por não ter carta é ter carta e não conduzir..! Bem tenho estado a corrigir isso, por isso o importante é ter objectivos e ir tentar alcançar :)

    Beijnhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em casa não, acho que a mais gulosa sou mesmo eu mas depois a balança e eu queixamo-nos.
      Tens razão mas está combinado, este ano que vai entrar eu vou tirar a carta (quero ver se começo até antes) e tu voltas a conduzir. Está-me a fazer mesmo falta.

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  6. Ficou com uma cor fantástica! :)
    Estou com a Ana que diz que pior que não conduzir por não ter carta é ter carta e não conduzir, o que é também o meu caso. Mas também eu vou tentar ultrapassar isso, pretendo comprar umas aulas de condução para ver se começo a conduzir! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou fantástico e bem fofinho.
      Então este ano que vem vocês têm de voltar a conduzir, eu tenho que tirar a carta que me está a fazer mesmo muita falta, agora que abri a minha sala de estudo.

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  7. Aos poucos irás perder o peso que pretendes, és uma pessoa determinada :) Boa sorte com a carta, sem dúvida que poder conduzir dá muito jeito!
    O bolinho ficou mesmo fofo, nunca fiz um chiffon :)

    ResponderEliminar