quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Cantinho da Cozinheiras - Desafio de Natal e um leite creme de baunilha e açafrão

Boa  tarde,

Hoje trago-vos a minha primeira receita ao desafio de Natal proposto pelo grupo do Facebook "Cantinho das Cozinheiras".
O desafio propõem a elaboração de três receitas de três bloguistas diferentes com cheirinho a Natal. O Desafio foi lançado já à algum tempo mas só agora consegui trazer-vos a primeira receita e como o tempo limite está a esgotar, estejam atentos que nos próximos 15 dias trago as minhas outras duas escolhas. 😋
A minha primeira escolha é uma sobremesa e fui inspirada na receita do blogue Guloso q.b. que é nada mais nada menos do que um leite creme fingido, como intitula a autora do mesmo. O que me atraiu neste leite creme é que leva açafrão e eu fiquei curiosa com o sabor. Sinceramente não sei se gostei ou se não gostei. Eu como fiz metade da receita, coloquei 1 colher de café de açafrão e acho que o sabor ficou muito intenso, por isso aconselho a reduzirem mais um pouco para este sabor ficar mais ténue. Bem, o que é certo é que as tacinhas voaram e já não há nenhuma para contar a história. Preciso mesmo é pedir ao Pai Natal um maçarico pois foi um filme para queimar o açúcar em duas delas.

Aqui fica a receita!!!

Espero que gostem!!!


Cantinho da Cozinheiras - Desafio de Natal e um leite creme de baunilha e açafrão
Cantinho da Cozinheiras - Desafio de Natal e um leite creme de baunilha e açafrão



Cantinho da Cozinheiras - Desafio de Natal e um leite creme de baunilha e açafrão

Cantinho da Cozinheiras - Desafio de Natal e um leite creme de baunilha e açafrão

Ingredientes:
400 ml de leite magro
50 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de farinha custard
1 colher de sobremesa de açúcar baunilhado Suldouro
1 pau de canela Suldouro
1/2 colher de chá de açafrão (coloquei 1 de café)
canela em pó q.b. (para polvilhar) Suldouro
açúcar mascavado integral q.b. (para polvilhar e queimar)

Modo de Preparar:
Dissolva em 100 ml de leite frio o açafrão, a farinha custard, o açúcar e o aroma de baunilha. Reserve.
Coloque o restante leite ao lume juntamente com o pau de canela e deixe aquecer bem.
Quando estiver perto de entrar em ebulição (ferver), retire do lume, junte o preparado anterior e leve novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre.
Quando estiver grossinho, retire do lume e divida por taças.
Deixe arrefecer um pouco e decore a gosto polvilhando com açúcar e canela ou só açúcar e queimando de seguida para ficar com aquela camada crocante bem típica dos leites cremes.

Bom apetite!!!




Cantinho da Cozinheiras - Desafio de Natal e um leite creme de baunilha e açafrão
Cantinho da Cozinheiras - Desafio de Natal e um leite creme de baunilha e açafrão
Cantinho da Cozinheiras - Desafio de Natal e um leite creme de baunilha e açafrão
Cantinho da Cozinheiras - Desafio de Natal e um leite creme de baunilha e açafrão


Beijinhos
e
Boas Receitas,
Clarinha



Alguns Produtos usados nesta Receita:


  

  


Esta Receita foi publicada em parceria com:

Suldouro - Navires

11 comentários:

  1. Neste preciso momento estou a fazer leite creme mas de abóbora para os miúdos levarem para a escola! Eu gosto de leite creme com açafrão, mas o dito tem de ser usado com moderação, umas pitadas a mais é a receita pode ficar estragada. Mas de aspeto ficou maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sim o açafrão quando é demais torna-se muito intenso! Mas se voaram é porque estava bom!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curiosa com esta versão de leite creme! Vou levar uma tacinha cmg :)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  4. Há ingredientes que só podem ser usados com moderação por serem fortes, mas olha de sabor não posso dizer nada, mas de aspeto ficou bem bom!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  5. Ficaram com uma aparência fantástica e as fotos não enganam...um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. É uma receita que marca pela diferença mas que parece muito bom! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Uma sugestão maravilhosa, adoramos açafrão!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  8. Agora fiquei muito curiosa com esta receita. Tem uma cor linda!!! :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  9. ficou com uma cor mt bonita e o gosto deve ser super bom hummm bjs

    ResponderEliminar
  10. Esta é daquelas receitas bem diferentes. Cá em casa todos gostaram mas como eu usei uma colher mal cheia, pode ser que tenha ficado com menos sabor activo. Mas também como eu sou fã da conjugação açafrão e canela, não posso falar muito, não é? Fico muito feliz que tenhas resolvido testar uma das minhas receitas ^_^
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar