segunda-feira, 26 de maio de 2014

Soufflé de gambas

Boa tarde,

Gosto de fazer coisas novas, mesmo que eu não possa comer ou só possa comer um bocadinho os meus amores deliciam-se com isso.
Um dos pratos que andava para fazer era um soufflé. O meu marido gostou, o meu rebento não por duas razões: ele não gosta de camarões nem gambas e muito menos de comida mole. De vez em quando faço açorda, ele come mas passa o jantar a resmungar. Moral da história: come na mesma e se resmunga demais coloco-lhe mais comida no prato.
Aconselho a fazerem só metade da receita, se a vossa terrina de ir ao forno for pequena como a minha. Ficou grande e a sair um pouco nos lados mas nada mal para o meu primeiro souflé.
Mas então o que é o soufflé?
É um prato típico francês que ganhou adeptos por todo o mundo. A palavra "Soufflé" em francês significa "soprar". A sua preparação é muito simples e feita à base de um creme feito com farinha de trigo ou amido de milho ao qual se adiciona o principal ingrediente, que pode ser salgado (carne, peixe, queijo) ou doce (chocolate ou fruta) que depois é incorporado as claras batidas em castelo e levado a cozer no forno.

Aqui fica a receita!!!

Soufflé de gambas















Soufflé de gambas














Soufflé de gambas
Soufflé de gambas























Ingredientes:
azeite q.b.
1 cebola picada
1 dente de alho picado
300 gramas de gambas Profsea Mar Cabo
sal q.b.
500 ml de leite magro
4 gemas
2 tomates picados
50 gramas de farinha de trigo sem fermento Dona Flor Pitorro
25 gramas de amido de milho
salsa picada q.b. Suldouro
pimenta da Jamaica moída q.b. Suldouro
noz-moscada q.b. Suldouro
gengibre q.b. Suldouro
alho em pó q.b.Suldouro (se necessário)
4 claras
manteiga para untar a forma
pão ralado para polvilhar a forma

Modo de Preparar:
Numa frigideira coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o dente de alho picado. Junte as gambas descongeladas e deixe cozinhar durante uns 5 a 10 minutos.
Na liquidificadora ou num copo alto para a varinha mágica coloque as gemas, o leite, a farinha, o amido e os tomates e triture tudo muito bem. Tempere a seu gosto com sal, pimenta, alho em pó, gengibre, noz-moscada.
Leve a mistura ao lume até engrossar, mexendo sempre.
Misture o camarão e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 200ºC
Unte com manteiga uma forma própria para soufflé e polvilhe com pão ralado.
Bata as claras em castelo bem firme. Envolva as claras batidas em castelo no creme preparado anteriormente muito delicadamente.
Leve a cozer durante 30 minutos até dourar a camada superior.
Sirva imediatamente.

Bom apetite!!!
Soufflé de gambas























Soufflé de gambas

Soufflé de gambas























Beijinhos
e
Boas receitas,
 Clarinha




Esta receita foi publicada em parceria com:














1 comentário:

  1. Clara,
    Nunca me atrevia fazer soufflé, mas ao ver o teu, fiquei com vontade de experimentar.......Para o 1º , por mim ficou perfeito.
    Bjkas

    ResponderEliminar