domingo, 8 de janeiro de 2017

Pão-de-ló húmido e um Molotof

Boa tarde,

Hoje, véspera de fim-de-semana, trago-vos duas receitas doces, um molotof e um pão-de-ló bem húmido e ideal para comer à colher e acompanhado com queijinho da serra.
Sinceramente a minha perdição não são os doces mas sim os salgados. Adoro um bom queijo, um bom enchido e lógico não há nada melhor que comer uma fatia de pão-de-ló com queijo.
Normalmente existe 3 alturas do ano que faço um pão de ló assim. no natal, no ano novo e na Páscoa, pois senão a balança acusa o excesso de calorias mas estas duas receitas são uma ótima sobremesa para fazer a qualquer altura do ano.

Aqui ficam as receitas.

Espero que gostem!!!

 Molotof

Pão-de-ló húmido

Molotof



Molotof

Ingredientes:
8 claras
8 colheres de sopa de açúcar
caramelo q.b.
pitada de flor de sal Salinas Corredor do Sol

Modo de Preparar:
Ligue o forno a 180ºC.
Bata as claras em castelo bem firme juntamente com uma pitada de flor de sal.
Vá adicionando as colheres de açúcar lentamente batendo sempre.
Junte umas gotas de caramelo ao seu gosto para o molotof ganhar uma cor castanha, misturando bem.
Unte uma forma com caramelo (normalmente usa-se com buraco mas desta vez usei uma da Metalúrgica com desenhos em baixo).
Verta as claras batida em castelo e alise a superfície. 
Cozer durante 8 minutos e após esse tempo, desligue o forno e deixe o molotof dentro do forno durante 30 minutos.
Desenforme e coloque o no frigorífico.
Sirva fresco.

Bom apetite!!!

Pão de ló húmido

Ingredientes:
6 ovos 
8 gemas
200 gramas de açúcar
150 gramas de farinha
pitada de flor de sal  Salinas Corredor do Sol


Modo de Preparar:
Forre uma forma redonda de fundo amovível Metalúrgica com papel vegetal, untado com manteiga.
Ligue o forno a 180ºC.
Bata os ovos, as gemas e o açúcar durante 15 a 20 minutos com o batedor eletrico.
Junte a farinha previamente peneirada às colheres e misture bem.
Verta para a forma e leve a cozer durante 15 a 20 minutos (o tempo deverá ser menos se quiser mais húmido e mais um pouco se quiser menos molhadinho).
Coloque num prato e sirva acompanhado de um bom queijo.

Bom apetite!!!




Molotof

Molotof

Beijinhos,
Boas Receitas
e
Uma Boa Semana,
Clarinha

Esta Receita foi publicada em parceria com:

Salinas Corredor do Sol



17 comentários:

  1. Não sei qual dos dois escolher! Adoro qualquer um deles :)
    Achei curioso a sugestão do pão de ló com queijo, uma combinação que nunca me ocorreu.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa é assim que se come, e se for queijo da serra fica um manjar dos Deuses (mas isso é a minha opinião.

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  2. Adoro ambos, mas o pão-de-ló de comer à colher até me faz aparecer uma sorriso na cara! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Eu nem saberia qual escolher pois ambas me estão a fazer salivar! Adoro a leveza do molotof mas também gosto muito de pao-de-ló! Se calhar ficava com as duas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficaram os dois tão lindos! Nunca provei pão-de-ló com queijo,mas deve ser muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Seu blog é cheio de delícias, adorei!
    Fiquei querendo provar esses dois;)
    Obrigada pela visita!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  6. Oi Clarinha!
    Molotof é uma delícia e fiquei de olho nesse pão de ló. Hummmmm!
    Os dois devem ter ficado deliciosos!
    Bjssss amiga e que venha uma semana muito abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  7. Tal como tu eu adoro pão de ló com queijo! Tão bom!

    ResponderEliminar
  8. Thank you for this recipe, is so yummy! :))
    Have a good day dear...
    ✿⊰✽⊱✿ That's Amore Blog

    ResponderEliminar
  9. Eu escolhia uma fatia de cada,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  10. adoro ambos. parabéns. Beijinhos
    Raquel: http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Clarinha que sugestões maravilhosas. Comi mesmo há pouco um pedaço de queijo da serra. Só me faltava o pão de ló. ehhe
    Feliz Ano!
    Beijinhos
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  12. Estão os dois maravilhosos adoro!! não conhecia comer pão de ló com queijo achei muito interessante. Beijimhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. São duas sobremesas que são muito do meu agrado :)
    Adoro pão-de-ló, além da simplicidade é delicioso e com queijo nunca provei mas tenho de experimentar pois é daquelas coisas que nunca falta cá em casa pois adoramos :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Eu sou o contrário, prefiro doces e fiquei a babar com essas deliciosas sobremesas! Pão de Ló húmido já fiz muitas vezes, mas nunca fiz molotof. O teu parece-me muito bem :)

    ResponderEliminar