quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mini pizza de beringela ou courgette

Boa tarde,

Cá por casa tentamos fazer refeições mais saudáveis e com variedade de legumes e menos carne de forma a combater os pequenos grandes excessos do dia a dia.
Hoje trago-vos umas mini pizzas feitas utilizando como base rodelas de beringela, e que não levam a massa de pão. Estas podem ser mais saudáveis se em vez de usarmos enchidos usarmos chutneys de legumes ou carne, por exemplo como a Alta Selecção têm e eu recomendo. Estes são elaborados com ingredientes naturais e confeccionados em parceria com a Associação Ajuda de Mãe.
Normalmente ouço muita gente a dizer que não gosta de beringela pelo seu sabor mas se esta for preparada correctamente é deliciosa. Os truques que uso são colocá-la de molho em água com sal durante 30 minutos, depois de escorrer e passar por água limpa, tempero-as com alho em pó, pimenta acabada de moer e sal, e claro que temos e usar produtos com qualidade por isso recomendo as especiarias Suldouro ou as da Margão que são duas marcas que eu gosto muito, a primeira pela alta qualidade e a segunda pela fácil aquisição e o justo preço qualidade versus preço.

Aqui fica a receita!!!

Mini pizza de beringela ou courgette

Mini pizza de beringela ou courgette

Mini pizza de beringela ou courgette 
Ingredientes:
1 Beringela média Frutas Monte Cristo
queijo flamengo q.b.
100 ml tomate triturado com alho e cebola
1 colher de chá azeite
sal q.b.
pimenta-preta q.b. Suldouro
alho em pó q.b. Suldouro
tomilho q.b. Suldouro

Recheios variados:
escabeche de Perdiz Alta Selecção
2 fatias de presunto Casa da Prisca
6 fatias de salpicão Casa da Prisca
4 fatias de mortadela de peru com azeitonas

Modo de Preparar:
Comece por cortar a beringela em rodelas grossas (mais ao menos a grossura de um dedo). Coloque-as demolho em água temperada com sal durante 30 minutos.
Entretanto prepare o molho de tomate, colocando o tomate triturado com cebola e alho numa taça. Junte o azeite e tempere a seu gosto com sal, pimenta acabada de moer e tomilho.
Corte as fatias de presunto em pedaços pequenos e reserve. Faça o mesmo ao salpicão e às fatias de mortadela e reserve em separado.
Escorra e seque as fatias de beringela. Coloque-as sobre um tabuleiro de ir ao forno, previamente forrado com papel vegetal e tempere-as de ambos os lados com sal, pimenta e alho em pó.
Cubra um dos lados com o molho de tomate preparado e recheie umas com presunto, outras com o escabeche de perdiz ou salpicão ou a mortadela.
Polvilhe com queijo previamente ralado no ralador e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante 20 minutos mais ao menos (convém ir vendo a cozedura para as rodelas de beringelas não ficarem demasiado moles).
Sirva com uma salada ou com simplesmente as fatias de pizza.

Bom apetite!!!











Mini pizza de beringela ou courgette
Mini pizza de beringela ou courgette
Mini pizza de beringela ou courgette
Mini pizza de beringela ou courgette
Mini pizza de beringela ou courgette




Beijinhos
e
Boas receitas,
 Clarinha


Sugestão:

Faça a mesma receita com rodelas de courgette ou faça de ambos os legumes. 

Esta receita foi publicada em parceria com:






3 comentários:

  1. Olá Clarinha! Mas que belas e apetitosas mini pizzas :) Adorei a sugestão. Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Clara, mas que pizzas tão bonitas, eu pessoalmente adoro beringela, esta e uma das sugestoes que ainda nao fiz mas deve ser deliciosa:)

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Boa ideia berinjela e abobrinha como uma pizza, mais light e muito saborosa com certeza!!!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar